segunda-feira, 11 de junho de 2012

PLANO DE AULA ATIVIDADE PROINFO





Plano de Aula

Tema: Meio Ambiente e o Ecossistema Marinho

Turma: 5º ano

Justificativa:
Atualmente as crianças tem acesso cada vez mais cedo as novas tecnologia.Foi pensando nisso é que decidimos desenvolver o Tema Meio Ambiente e o Ecossistema Marinho onde o conteúdo estudado fossem desenvolvido integrando os recursos tecnológicos disponíveis na escola.

Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam, utilizando os recursos tecnológicos.

Recursos
  • Televisão;
  • DVD;
  • Filme Procurando Nemo;
  • Computadores;
  • Internet.

Desenvolvimento
  • Depois de iniciar o trabalho sobre animais marinhos e as principais relações ecológicas no ambiente em que vivem foi feito a Apresentação do DVD com o filme “Procurando Nemo”, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o fundo do mar e as interações entre diferentes espécies.

  • Após a turma assistirem ao filme será realizada uma conversa informal sobre o que mais chamou a atenção dos alunos destacando a biodiversidade com realização de questionamento com às crianças sobre o que os peixes comem e onde vivem.

  • Levar os alunos a sala de informática para que façam uma pesquisa na internet de pelo menos dez espécies vistas no filme para poder categorizá-las em vertebrados e invertebrados, e tenham também a oportunidade de pesquisar e conhecer diferentes espécies existentes nos oceanos, e as espécies que correm risco de extinção.
  • Criação de um blog.

  • Por fim, proponha que todos descrevam as principais características desses animais no caderno e em seguida poste no blog o resultado das descobertas realizadas.

Avaliação
Analise do desempenho dos estudantes durante a aula, a qualidade e a importância da utilização dos recursos tecnológicos, da pesquisa na rede e das informações registradas nos cadernos e a forma como relacionaram os conteúdos pesquisados na internet com o filme e a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário