quinta-feira, 14 de junho de 2012

Atividade 4.3

Mídia, escola e leitura crítica do mundo


Gostamos muito do texto de Graça Caldas pois ele nos permitiu um maior aprimoramento da nossa visão em relação ao uso da tecnologia nas salas de aula. Como ela cita em suas falas que a  incapacidade de leitura para além dos códigos linguísticos dos
alunos, sejam eles de escolas públicas ou privadas, tem sido objeto de
reflexão dos educadores brasileiros para identificar as causas e encontrar
caminhos para alteração desta realidade.  Hoje temos alunos que leem mas não interpretam, alunos que leem mas não conseguem transcrever o que pensam.

 Após refletirmos sobre algumas atividades que trazem o uso da mídia  de maneira positiva para a sala de aula lembramos do projeto sobre a água que foi desenvolvido na sala de aula da Lucimar Coelho Galazzi em os alunos fizeram uma pesquisa externa sobre o uso da água pela comunidade local. Os alunos trouxeram para a aula seguinte muitas informações e a partir daí formularam em grupos algumas ações voltadas para economia da água, digitaram os panfletos educativos e os distribuíram por toda a escola e para a comunidade também.

 Achamos que este projeto envolveu a família, a comunidade e a escola, além disso as crianças estiveram em contato com a informação, transformando-a em falas e posteriormente em sinais gráficos(letras).  E este deve ser objetivo da da mídia na sala de aula, fazer com que os alunos a usem de maneira que posam transformar as informações em conhecimento.

COMPONENTES: Maria H. F Schaeffer, Marciléia Ferreira Guedes e Lucimar Coelho Gallazi,Gema Lúcia Dalleprane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário